29 de abril de 2008

17 de abril de 2008

O VOO

"- Voa! - miou Zorbas estendendo uma pata e tocando-lhe ao de leve. (...)
- Estou a voar! Zorbas! Sei voar! - grasnava ela, eufórica, lá da vastidão do céu cinzento.
O humano acariciou o lombo do gato.
- Bem, gato, conseguimos - disse ele suspirando.
- Sim, à beira do vazio compreendeu o mais importante - miou Zorbas.
- Ah, sim? E o que é que ela compreendeu? - perguntou o humano.
- Que só voa quem se atreve a fazê-lo - miou Zorbas."

Hamburgo, Abril

Querido diário,
Aqui estou eu de novo e hoje é um dia feliz! A gaivotinha conseguiu voar. Até que enfim!!!
Gostei de vê-la feliz a grasnar no céu cinzento. Depois, acariciei o gato que me disse que ela aprendera o mais importante - "Só voa quem se atreve a fazê-lo!" Mais uma vez o gato surpreendeu-me!

Até amanhã

Humano (André, 7ºB)

UMA GATA, UM GATO E UM POETA

"Quando o humano, ainda morto de riso, se virou, deu com o gato grande, preto e gordo sentado num cadeirão.
- Basta de concerto! És um sedutor muito original, mas receio que a Bubulina não goste da tua música. Um concerto ruim! - disse o humano.
- Sei que canto muito mal. Ninguém é perfeito - respondeu Zorbas na linguagem dos humanos. (...)
- Tu fa... fa... falas - exclamou o humano.
- Também tu falas e eu não estranho. Por favor, acalma-te - aconselhou-lhe Zorbas."

Hamburgo, Abril

Querido diário
Hoje aconteceu uma coisa muito estranha, mas mesmo muito estranha! Apareceu cá em casa um gato preto muito louco que FALOU comigo!! É verdade, e ainda falou com um jeito como se fosse humano. Disse que sabia que cantava mal e até pediu para eu me acalmar...
Que dia!

Humano (André (7º B)

Hamburgo, Abril

Querido diário
Hoje veio ter comigo um gato grande, preto e gordo que me disse que queria falar com o meu humano. Eu disse que não pois isso é tabu, mas ele disse que era uma urgência. Então fez um espectáculo - começou a cantar - até tapei as orelhas. Quando o Zorbas falou, o meu humano quase caiu, mas lá se entenderam...

Bubulina (Cecília, 7ºB)

A ESCOLHA DO HUMANO

"Não foi fácil decidir com que humano Zorbas iria miar. Os gatos fizeram uma lista de todos os que conheciam, e foram-nos eliminando uma um. (...)
- (...) Há um humano que não está na lista - apontou Zorbas. - O que vive com a Bubulina.
(...) Era um humano esquisito, que às vezes se ria depois de ler o que acabava de escrever, e outras vezes amachucava as folhas sem as ler."

15 de abril de 2008

OS GATOS DECIDEM QUEBRAR O TABU

"Longas horas durou a reunião dos gatos à porta fechada. Longas horas durante as quais Zorbas se deixou ficar deitado junto da gaivota, que não escondia a tristeza por não saber voar.
Era já noite quando terminaram. Zorbas aproximou-se deles para conhecer a decisão."

APRENDENDO A VOAR

"- As gaivotas voam em dias de tempestade? - perguntou ela.
- Pelas descargas das enguias! As gaivotas são as aves mais fortes do universo - assegurou Barlavento. - Não há pássaro que saiba voar melhor que uma gaivota.
Os miados do gato de mar penetravam fundo no coração de Ditosa. Batia no chão com as patas e movia o bico nervosamente.
- Queres voar, menina? - inquiriu Zorbas.
- Quero! Por favor, ensinem-me a voar!
Os gatos miaram a sua alegria e meteram logo patas à obra."

Hamburgo, Abril

Querido diário,

Estou muito triste!

A nossa gaivotinha quer muito saber voar. Até dá pena! Hoje dei com ela a chorar, repetindo vezes sem conta que era uma inútil. Tenho de acabar coma infelicidade dela. Vou consultar novamente a ENCICLOPÉDIA e rever a Máquina de Voar de Leonardo da Vinci. Pode ser que ajude...

Bem, vou trabalhar mais um pouco...

Até amanhã...

Sabetudo (Rui Correia, 7ºA)

Hamburgo, Abril

Querido diário,

Hoje, Sabetudo tentou ensinar-me a voar, mas eu não quero voar, nem quero ser gaivota, quero ser gato.
Encontrei o Matias que me disse que eu era uma gaivota mas eu não acredito.
Fiquei triste mas depois tive uma conversa com Zorbas e acho que vou tentar.

Até amanhã

Ditosa (Bruna, 7ºB)

DITOSA, NA VERDADE DITOSA

"É muito fácil aceitar e gostar dos que são iguais a nós, mas fazê-lo com alguém diferente é muito difícil, e tu ajudaste-nos a consegui-lo. És uma gaivota e tens de seguir o teu destino de gaivota. Tens de voar. Quando o conseguires, Ditosa, garanto-te que serás feliz..."

PASSARITO OU PASSARITA?

"Passaram-se três dias até conseguirem encontrar-se com Barlavento, que era um gato de mar, um autêntico gato de mar. (...)
Levaram-no até junto da gaivotinha, que dormia satisfeita depois de dar conta de uma lula trazida por Secretário que, seguindo as instruções de Colonello, se encarregava da sua alimentação. Barlavento estendeu uma pata dianteira, examinou-lhe a cabeça e seguidamente levantou as penas que começavam a crescer-lhe na rabadilha. (...)
- Pelas patas do caranguejo! - exclamou divertido o gato de mar. - É uma linda passarita que virá a pôr tantos ovos quantos os pêlos que tenho no rabo."

Hamburgo, Abril

Querido diário,
Hoje fui ao Bazar do Harry e fui insultado por um macaco chamado Matias. Não me contive e disse-lhe "Levanta ferro, macaco, e não me cortes a brisa!"
Moin! Colonello contou-me a história da gaivota e da promessa que Zorbas fez a Kengah e perguntou-me se sabia dizer se era passarito ou passarita.
Vi logo que era UMA gaivota e que ainda iria pôr muitos ovos.
Ahoi! Até amanhã

Barlavento (Pedro Gabriel, 7º B)

O PERIGO NÃO DESCANSA

"Reunidos na bazar de Harry, os gatos decidiram que a avezinha não podia continuar no apartamento de Zorbas. Eram muitos os riscos que corria...
Depois de uma curta deliberação concordaram em que Zorbas e a gaivotinha viveriam no bazar até que ela aprendesse a voar."

10 de abril de 2008

O PERIGO ESPREITA

"As complicações começaram ao segundo dia do nascimento.(...)
Zorbas compreendeu que a varanda não era um lugar seguro, mas também não a podia meter no apartamento porque a avezinha sujaria tudo e acabaria por ser descoberta pelo amigo da família. Tinha que lhe procurar um refúgio secreto."


Hamburgo, 14 de Abril

Querido diário,
Cuidar de um gato é tarefa difícil. Zorbas é um gato grande, preto, gordo... e engraçado e passa a vida a roçar o sofá e as minhas pernas. Às vezes é preciso ralhar para ele aprender a portar-se bem. Contudo, gosto muito dele...

Até amanhã
Humano (Débora, 7º A)

Querido diário,


Cuidar do gato do vizinho está a ser... interessante!
Todos os dias abro-lhe uma lata de comida. O pior é limpar o caixote da areia... é um desafio, mas é bom ouvi-lo miar um "obrigado" leve e suave e roçar o corpo contra as minhas pernas. É um gato simpático, mas às vezes tenho de lhe chamar a atenção.
Hoje, por exemplo, quando estava a limpar a casa, ouvi um estrondo na cozinha. Corri para lá e vi a fruteira partida. Claro que foi fácil perceber que fora obra daquele gato pela forma como saiu da cozinha com o rabo entre as pernas.

Até amanhã!

Vizinho (Ana Lídia, 7º A)


Querido diário,

Mais um dia difícil!
Hoje tive de esconder a gaivotinha dentro de um vaso e sentar-me em cima dele para que o vizinho não a descobrisse. Finalmente, quando se foi embora, pude ir aliviar-me. Estava eu a tapar cuidadosamente os meus excrementos, quando ouvi o grasnar da gaivotinha... Corri para a varanda e deparei com dois gatos malvados que se preparavam para a comer. Sem hesitar, saltei para cima deles! Fugiram cheios de medo!
O problema agora é que a varanda já não é segura para esconder a gaivotinha...

Até amanhã...

Zorbas (Rúben, 7º B)

Querido diário,

Hoje, quando ouvi o vizinho abrir a porta, corri a esconder a pequena gaivota num vaso e sentei-me em cima dele. O vizinho estranhou porque não desatei a correr, enquanto ele abria a lata de comida. Entretanto, a pequena bem protestava, assustada dentro do vaso escuro. Quando o humano saiu, pude finalmente libertar a gaivotinha que continuava a protestar.
Que vida!

Até amanhã...

Zorbas (César, 7º A)


Querido diário,

Hoje, a minha mamã, não sei porquê, atirou um vaso para cima de mim e, ainda por cima, sentou-se em cima dele para eu não sair de lá. Claro que protestei, grasnando o mais alto que pude mas, mesmo assim, demorou imenso tempo até ele me soltar. Ufa! Estava quase a sufocar. Talvez tenha sido por brincadeira, mas eu não achei piada nenhuma!
Enfim, gato maluco!

Até amanhã!

Gaivotinha (Ana Sofia, 7º A)





NÃO É FÁCIL SER MAMÃ

"Zorbas saltava de uma ponta à outra da varanda. Havia reunido cinco moscas e uma aranha quando do telhado da casa em frente lhe chegaram as vozes conhecidas dos dois gatos malvados que enfrentara dias antes.
- Olhe, compadre. O gordinho está a fazer ginástica rítmica. Com um corpo assim qualquer um é bailarino - miou um.
- Eu acho que está a praticar aeróbica. (...) Ouve lá bola de gordura, vais apresentar-te a um concurso de beleza? - miou o outro."


Hamburgo, Abril

Querido diário,

Nunca imaginei ser pai e muito menos mãe de uma gaivota! Parece que não vai ser fácil.
Primeiro, pediu-me logo comida. Dei-lhe uma maçã, mas ela não comeu, a mesma coisa aconteceu com uma batata... Finalmente, lembrei-me de lhe dar uns insectos, apanhei umas moscas e ela lá comeu.
Os meus amigos visitaram-me e deram-me os parabéns pelo nascimento. Colonello ordenou a Secretário que fosse buscar um peixe ao restaurante.
Afinal, já cumpri duas promessas... o pior é a terceira!

Estou mesmo cansado, vou dormir...


Zorbas (Rúben, (7º B)

UM GATO NO CHOCO



"Colonello, Secretário e Sabetudo visitavam-no todas as noites (...)
Sabetudo não deixava de se lamentar que na sua enciclopédia não estivesse indicada a duração exacta da incubação..."


"Acordou com umas cócegas na barriga. abriu os olhos e não pôde deixar de dar um salto quando viu que, por uma greta do ovo, aparecia e desaparecia uma pontinha amarela."


Hamburgo, Abril

Querido diário,

Finalmente! Finalmente, nasci!
O mundo é tão lindo!!! A minha mamã é um gato grande, preto e gordo que olha para mim com cara de quem nunca me viu.
Hoje, tentei dar os meus primeiros passos mas caí em cima da barriga do gato... Depois, senti muita fome e ele deu-me moscas. Que delícia, são mesmo apetitosas!

Estou cansada, até amanhã.

Gaivotinha (Priscila, 7º A)

Hamburgo, Abril

Querido diário,
Devido ao meu peso, estas acrobacias começam a ser complicadas. Bem, finalmente (e quando eu menos esperava) não é que de dentro do ovo finalmente saiu uma gaivotinha? Sinto-me emocionado e aliviado. SOU MÃE!

Até amanhã.
(Zorbas, Telma, 7ºA)









7 de abril de 2008

UMA NOITE TRISTE

"Os quatro gatos começaram a miar uma triste litania ao pé do velho castanheiro, e aos seus miados bem depressa se juntaram os dos outros gatos das vizinhanças, e depois os dos outros gatos da outra margem do rio, e aos miados dos gatos uniram-se os uivos dos cães, o piar lastimoso dos canários engaiolados e dos pardais nos seus ninhos, o coaxar triste das rãs, e até os desafinados guinchos do chimpanzé Matias.
As luzes de todas as casas de Hamburgo acenderam-se, e naquela noite todos os seus habitantes perguntaram a que se deveria a estranha tristeza que subitamente se havia apoderado dos animais."

Hamburgo, Abril


Diário,
Estava a tentar adormecer mas, esta noite, os gatos estão a miar tão alto que fizeram com que todos os animais das redondezas se juntassem a eles. Pergunto-me por que razão começaram a fazer assim tanto barulho... nem sequer estamos em Fevereiro...
Amanhã, vai ser o tema das conversas.
Vou tentar dormir. Até amanhã.

Humano (André, 7º B)
Querido diário,

Não sei o que se passa hoje com os gatos que não param de miar, um miado triste e quase emocionado. Fui à janela e vi uns gatos junto de uma árvore, o velho castanheiro, “cantando” uma triste litania.
Perguntei a mim mesmo porque miavam os gatos tão tristemente… uma tristeza apoderou-se então de mim e derramei uma lágrima!

Humano (Ana Lídia, 7º A)

ZORBAS COMEÇA A CUMPRIR O PROMETIDO


" O Zorbas prometeu a essa pobre gaivota que cuidaria do ovo e da gaivotinha. Uma promessa de honra contraída por um gato do porto obriga todos os gatos do porto, e por isso o ovo diz-nos respeito - declarou solenemente Colonello."



Hamburgo, 11 de Abril


Querido diário,

Aqui estou novamente!
Depois daquela confusão toda por causa da enciclopédia, fomos a casa do Zorbas. Lamentavelmente, quando chegámos à varanda o pior tinha acontecido! A gaivota estava morta mas deixara um OVO!!! Olharam todos para mim e eu percebi que teria de me socorrer, mais uma vez, da minha indispensável enciclopédia. Entretanto, aconselhei Zorbas a proteger o ovo, que precisava de calor corporal. Que situação!

Até amanhã!

Sabetudo (Pedro Gil, 7º B)

Hamburgo, Abril

Querido diário,
Mais um dia se passou e do ovo, nada! Já lá vão muitos dias e não sei quantos mais vou ter de esperar. Já não consigo aguentar o barulho do aspirador durante as limpezas e ainda ter de camuflar o ovo na varanda. Hoje mesmo tive de partir o cesto da fruta para evitar que o vizinho aspirasse a varanda.

Até amanhã

Zorbas (Telma, 7ºA)

UM GATO QUE SABE TUDO


"(...) o que a enciclopédia dizia das gaivotas não lhes serviu de grande ajuda. (...)
E o que encontraram sobre o petróleo também não os levou a saber como ajudar a gaivota, (...)
Sabetudo decidiu acompanhá-los, e os quatro correram para a saída do Bazar de Harry. Ao vê-los passar, o chimpanzé, que acabava de beber uma cerveja, dedicou-lhes um sonoro arroto."

Hamburgo, 11 de Abril

Querido diário,

Hoje aconteceram coisas terrivelmente terríveis!
Comecemos do início... estava eu a consultar a enciclopédia quando dei pela falta de uma página. Por todos os gatos do porto, faltava o mapa de Madagáscar!!! Aqueles malditos ratos comeram uma página inteira.
Bem, nesse momento, chegaram três amigos meus - o Secretário, o Zorbas e o Colonello - que me contaram uma história terrível... Era um caso grave e não perdi tempo - fui à enciclopédia. Procurei duas vezes mas começava a ficar desiludido por não encontrar nada. Foi aí que o Colonello sugeriu que procurasse na letra "T" de tira-nódoas. Rapidamente encontrámos a solução e agora vamos tentar resolver o problema.

Amanhã dou-te os pormenores.



Sabetudo (Pedro Gil - 7ºB)


Querido diário,

O Zorbas, o Colonello e o Secretário vieram procurar a minha ajuda sobre como tirar manchas de petróleo de uma gaivota. Eu bem que procurei mas apenas consegui descobrir que a gaivota pertencia à espécie das gaivotas argentadas e que vinha talvez de muito longe... o que não é grande ajuda. Estou desiludido e triste...

Até amanhã!

Sabetudo (Bruna - 7ºB)


UM LUGAR CURIOSO

"Colonello, Secretário e Zorbas entraram no bazar de rabos muito empinados. Lamentaram não ver Harry atrás da bilheteira, porque o velho tinha sempre palavras carinhosas e uma salsicha para eles.

(...) Zorbas saltou para o outro lado da bilheteira e olhou fixamente para o chimpanzé de olhos nos olhos. aguentou o olhar até que Matias pestanejou e começou a lacrimejar."

Hamburgo, Abril

Querido diário,

Hoje deixei-me levar pelas garras de um gato do porto. Coisa muito estranha, eu sei, mas esse maldito saco de pulgas tinha as garras mesmo muito afiadas e, além disso, trazia mais dois gatos com ele.
Ainda por cima, teve a lata de dizer que eu não devia ser bom a fazer contas. Eu até sei... mas a meu favor.
Enfim, vou esquecer este incidente e continuar o meu trabalho, mas digo-te - nunca mais me deixo levar por um desses sacos de pulgas. Tenho dito!

Até amanhã.

Matias (Fábio, 7º B)

EM BUSCA DE CONSELHO


"Zorbas (...) contou rapidamente a acidentada chegada da gaivota, o seu lamentável estado e as promessas que se vira obrigado a fazer-lhe."



Hamburgo, 10 de Abril

Querido diário,

Boas notícias!
Consegui encontrar dois amigos que me vão ajudar a salvar a gaivota que despenhou na minha varanda - Secretário, um gato romano e Colonello, um gato de idade indefinível.
Decidimos pedir ajuda ao gato Sabetudo que, com certeza, saberá como poderemos salvar a gaivota.
Agora tenho de ir, não posso perder tempo!

Até amanhã!

Zorbas ( Rúben, 7ºB)

O FIM DE UM OVO


"Zorbas pensou que a pobre gaivota estava a delirar e que com um pássaro em estado tão lastimoso ninguém podia deixar de ser generoso."



Hamburgo, 9 de Abril

Querido diário,

Hoje o dia foi terrível!
Estava eu a descansar tranquilamente na minha varanda, quando uma gaivota se estatelou à minha frente. Tinha um aspecto desgraçado e cheirava mal como tudo...
Quando se recompôs, contou-me que fora apanhada por uma maré negra. Coitada, vou tentar ajudá-la no que me for possível... mas acho que me meti em sarilhos. A gaivota fez-me três pedidos e, sem saber o que fazer, disse logo sim a tudo ser me aperceber do difícil desafio que ela me pusera.

E agora?

Zorbas (Rúben, 7º B)


Querido diário!

Estou dentro de uma ovo. É um pouco estranho. Como será ter mãe? É que... ouvi dizer que a minha está muito doente. O que é isso? É mau? Estou confusa, mas muito ansiosa para conhecer o que há lá fora. Quando sair desta casca vou aprender muitas coisas...
O que é isto? Um gato acabou de encostar a sua barriga em mim! O que é que ele vai fazer??? Estou com medo! Embora seja assustador, é quentinho...

Vou dormir...
Até amanhã!

Gaivotinha (Priscila, 7º A)


HAMBURGO À VISTA


"As suas companheiras do bando do Farol da Areia Vermelha já voariam longe, muito longe.

Era a lei. também ela vira outras gaivotas surpreendidas pelas mortíferas marés negras e, apesar da vontade de descer para lhes oferecer um auxílio tão inútil como impossível, afastara-se, respeitando a lei que proíbe presenciar a morte das companheiras."


Mar do Norte, 8 de Abril

Querido diário,

Hoje aconteceu uma tragédia. Uma das nossas companheiras, Kengah, foi apanhada pela terrível maré negra. Ainda tentámos avisá-la, mas ela não nos ouviu.
Bem quisemos socorrê-la, mas tivemos de seguir...

Gaivota (Jéssica G, 7º B)

Mar do Norte, Abril

Querido diário
Hoje foi um dia trágico! Voávamos para Hamburgo, sobre a foz do Elba, quando Kengah, a minha companheira de voo, mergulhava para o seu quarto arenque e, por isso, não ouviu o grasnido do alarme. Quando ergueu a cabeça, já era tarde! Ela ainda tentou levantar voo mas uma onda cobriu-a de petróleo.
Infelizmente, não a podemos ajudar...

Gaivota (Filipa,7º B)



UM GATO GRANDE, PRETO E GORDO



"O beijo que o garoto lhe deu na cabeça desviou-o das suas recordações. Viu-o enfiar a mochila, caminhar para a porta e, de lá, despedir-se mais uma vez.
- Vemo-nos daqui a quatro semanas. Pensarei em ti todos os dias, Zorbas. Prometo.
- Adeus, Zorbas! Adeus, gordalhufo! - despediram-se os dois irmãos mais novos do garoto."

(...) O gato grande, preto e gordo respirou com prazer. Durante quatro semanas seria dono e senhor do apartamento. (...) Assim pensava Zorbas, o gato grande, preto e gordo, porque não sabia o que lhe iria cair em cima nas próximas horas."


Hamburgo, 08 de Abril

Querido diário,

Finalmente só!

Os meus donos partiram para férias e deixaram-me em casa. Vou poder fazer tudo o que eu quiser e ninguém me vai chatear... E o melhor é que, todos os dias, um amigo da família virá cá deixar uma lata de comida... Humm!!!

Adoro esta vida de gato!!!

Até amanhã.

Zorbas (Cláudio, 7ºA)

3 de abril de 2008

MAR DO NORTE


"... olhou para o céu e não viu mais que algumas nuvens que se interpunham entre o mar e a imensidade da abóbada celeste. As suas companheiras do bando do Farol da Areia Vermalha já voariam longe, muito longe. Era a lei."

Mar do Norte, Abril

Querido diário
Sinto-me muito mal... fui vítima da maldição negra.
As minhas amigas ainda tentaram avisar-me, mas já era tarde e, quando dei por mim, estava toda envolta naquela praga. Vou tentar chegar a terra, mas sinto que estou perto do fim...

Kengah (Rita, 7ºA)
BubbleShare: Share photos - Powered by BubbleShare

ORA AÍ ESTÁ... UM LIVRO!

HISTÓRIA DE UMA GAIVOTA E DO GATO QUE A ENSINOU A VOAR

HISTÓRIA DE UMA GAIVOTA E DO GATO QUE A ENSINOU A VOAR

HISTÓRIA DE UMA GAIVOTA E DO GATO QUE A ENSINOU A VOAR